O repuxamento é uma técnica de dar forma ao material (chapas de aço carbono, aço inox, alumínio, latão e cobre) utilizando um torno de repuxo. A forma da peça final será igual ao do molde fixo em torno. Esta técnica é de baixo custo operacional e principalmente no do molde, que substitui os complexos ferramentais de prensa. O produto final pode ser cônico, cilíndrico, esférico, e perfis complexos onde tem-se um eixo de revolução (vide: materiais e formas).

Opções (por peça repuxada em torno de repuxo)

Aconselha-se optar por peças repuxadas em tornos de repuxo nos seguintes casos:
Protótipos e amostras
Pequena e média produtividade (poucas peças/mês)
Peças com diâmetro grande (que necessitariam prensas enormes)
Formatos especiais, que em muitos casos não se produz em prensas (por exemplo um bule de café, que por ser cônico no lado da saída da ferramenta é muito mais fácil em um torno de repuxo)
Peças que em prensas seriam feitas em várias operações, que necessitariam também de vários ferramentais especiais.

Etapas (do repuxo em torno de repuxo)

1 - Uma determinada chapa plana de metal (aço carbono, aço inox, alumínio, latão ou cobre) após cortado em quadrado (na guilhotina), e cortado em blanck na forma de um disco (em cortadeiras especiais de facas rotativas) em um diâmetro pré-determinado em função da peça a ser repuxada.
2 - Um modelo (molde) que pode ser em aço soldado, aço, ferro ou alumínio fundido, ou em casos especiais em madeira é rosqueado (fixado no torno do repuxo). Este molde tem o formato e dimensões internos da peça a ser repuxada.
3 - O disco é centrado e fixado ao molde, através de um contra ponta, para que este seja repuxado até tomar a forma do modelo.
4 - O repuxo é feito com uma ferramenta apropriada que apoiada sobre uma guia, vai comprimindo (deitanto) o disco em cima do molde, até que tome a forma exata do mesmo. A ferramenta de repuxo pode ser um bastão de aço polido (para chapa de alumínio, latão ou cobre) e bronze ou latão (para chapa de aço carbono e inox). A estes bastões serão colocados cabos de madeira (que poderão ser prolongados conforme a força necessária) pode ser também em forma de tesoura para um só operador ter mais força de compressão. Em casos especiais a ponta poderá ser uma roldana para diminuir o atrito e não deformar o material repuxado (afinar a chapa).
5 - Após o término do repuxo do disco, retira-se o contra ponto para que a peça possa ser retirada do torno, com o formato igual ao do modelo.

Obs.: Como descrito acima, a repuxação em torno de repuxo é um trabalho em parte técnica e em parte artesanal e requer técnicos com "mão de obra" especializada, que a Repuxação LJM. Adquiriu durante todos esses anos de trabalho e dedicação

Rua Bélgica, 180 - CEP: 07183-350 - Jardim das Nações -Guarulhos/SP Fone: 11-2431-8812 / 2432-2353